20/07/10

Em vésperas de S. Cristóvão, Padroeiro de Ovar

A nossa cidade prepara-se para viver de modo festivo o dia de São Cristóvão, mártir em Liceia, na Ásia Menor (Turquia), no século III, cujas relíquias se encontram no Mosteiro de Saint Denis, em Paris, e em Roma.
Invocado, na Idade Média, contra as doenças pestíferas e quando de viagens e travessias perigosas de mares e rios, foi escolhido pela Paróquia de Ovar como seu patrono pelo menos desde o século XIII. Enquanto a Igreja Ortodoxa o venera em 9 de Maio, o calendário religioso católico celebra-o em 25 de Julho (também dia do Apóstolo S. Tiago), data que o município ovarense escolheu como Feriado Municipal.

Imagem de S. Cristóvão (séculos XV/XVI), muito deteriorada, de que será feita uma réplica que passará a ocupar o nicho da fachada, guardando-se a antiga como uma preciosidade artística

Das actividades programadas para esse dia destacam-se, no campo religioso, a Missa solene das 19 horas, na Igreja Matriz, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador, e acompanhada pelo Coral da Paróquia, e no plano civil, a sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 10 horas, seguida da inauguração da empreitada “Consolidação das Margens do Rio Cáster e Ribeira Sr.ª da Graça”, e, às 17 horas, o III Encontro Internacional de Coros no Auditório do Centro de Arte de Ovar.

Estão a decorrer os ensaios do Coral Paroquial para a participação na Eucaristia.

Sem comentários: