10/10/10

Na Esteira da “Missão 2010” - Envio dos Catequistas

A Vigararia Espinho/Ovar que engloba 14 paróquias, com mais de um milhar de catequistas dedicados à missão de anunciar o Evangelho aos mais novos, viveu no passado dia 8 de Outubro, na Paróquia de Cortegaça uma noite muito significativa: a celebração do “Envio dos Catequistas”.
Presidiu o Senhor D. João Lavrador, bispo auxiliar do Porto, tendo-se-lhe associado a quase totalidade dos párocos da Vigaria e o diácono António Poças.

Igreja de Cortegaça (foto DAQUI)

A celebração começou na Igreja às 21h30, após a procissão solene encabeçada pela “cruz da missão” e a Bíblia, símbolos mais falantes do empenhamento da Diocese, que tem os olhos e o coração fixados na Cruz e na Palavra como desafios permanentes do dinamismo apostólico da Igreja.
Pontos altos da celebração, muito bem preparada e melhor celebrada, foram a chamada dos catequistas, a homilia do Senhor D. João Lavrador que, com a sabedoria do “mestre na fé” e a empatia natural, situou a Palavra proclamada no contexto pedagógico-pastoral adequado ao momento, o “Rito do Envio”, a “Entrega do Símbolo da Missão 2010” a cada um dos catequistas e ministros ordenados presentes, e, finalmente, a entrega dos diplomas aos catequistas das sete paróquias que, no ano pastoral transacto, concluíram o Curso de Iniciação.
Acima de tudo, um facto que à primeira vista parece de somenos importância e deve ser realçado, é a circunstância de ter sido possível congregar, no mesmo espírito que S. Paulo enaltece na Primeira Carta aos Cristãos de Corinto, a unidade das paróquias da Vigararia e dos catequistas à volta do único altar, em nome do mesmo e único Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Foi bom de ver e de participar. Que nos sirva de exemplo e estímulo para outros eventos!

Díácono António Poças

Sem comentários: