17/01/11

Felicitações da Paróquia de Ovar

Banda Ovarense - Bicentenário (1811-2011)

No dia 8 de Janeiro teve lugar no Centro de Arte de Ovar a cerimónia da abertura das Comemorações do Bicentenário da Banda Filarmónica Ovarense ("Música Velha"), fundada em 4 de Dezembro de 1811.
Estiveram presentes na mesa de honra, para além do Presidente da Banda, Alcino Andrade, o Chefe de Gabinete do Governador Civil de Aveiro, Fernando Mendonça, o Vice-Presidente da Câmara de Ovar, Vítor Ferreira, o Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Malícia, o Presidente de Junta de Freguesia de Ovar, Joaquim Barbosa, e o Pároco de Ovar, Manuel Pires Bastos.
A Banda, dirigida pelo Maestro António Covas (na foto), foi muito aplaudida pela numerosa assistência, onde se encontravam Alberto Lamy, Manuel Oliveira Dias e Armando França, elementos da Comissão de Honra do Bicentenário, bem como outros membros dos corpos gerentes.

Banda Boa União - 121 anos

A Sociedade Musical Boa União ("Música Nova") comemorou, em 16 de Janeiro, o seu 121 aniversário.
As cerimónias começaram de manhã, com o hastear da Bandeira, uma romagem ao cemitério e participação na Missa das 11 horas na Igreja Matriz. Seguiu-se uma arruada pela cidade, com saudações a PSP, Orfeão de Ovar, Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Ovar e Banda Ovarense, e um almoço de confraternização num restaurante de S. João de Ovar, com a presença dos elementos da Banda e seus familiares, Trupe de Reis, Corpos Sociais, e Entidades Oficiais.
À tarde, na sede, a Banda ofereceu à população um concerto, precedido por apresentação de conjuntos instrumentais.

Misericórdia de Ovar - Novos Órgãos Sociais

Após 20 anos de excelente trabalho à frente da Santa Casa da Misericórdia, o Dr. Manuel de Oliveira Dias deixou o cargo de Provedor, que passou, após eleição em Assembleia Geral, a ser desempenhado por Adelino Lopes de Almeida, seu braço direito como Vice-Provedor ao longo de todo o anterior mandato.
A Santa Casa da Misericórdia foi fundada em Janeiro de 1910, instalando-se, em 1911 no edifício, que fora Colégio das Doroteias e que passara para a posse da República. A celebração do 1.º Centenário, celebrado em Julho de 2010, teve a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
Os seus numerosos serviços abrangem a infância, a juventude em risco, os serviços de apoio domiciliário, Instituto de Cultura, Espaço Aberto, Centro de Dia, Lar e Casa de S. Thomé.

Os Novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia (na foto), que tomaram posse em 2 de Janeiro de 2011, ficaram assim constituídos:

Assembleia Geral:
Presidente – José Augusto Pinheiro Guedes da Costa
Vice-Presidente – Joaquim dos Santos Barbosa
1.º Secretário – Arlindo Rodrigues Gomes Pacheco
2.º Secretário – Maria Lassalete Sousa Rodrigues Borges

Mesa Administrativa:
Provedor – Adelino Lopes de Almeida
Vice-Provedor – João Pedro Tarujo de Almeida Braga da Cruz
Secretário – Manuel da Costa Rodrigues Repinaldo
Tesoureiro – Alfredo Cravo Baptista
Vogais – Jaime Ferreira Regalado, Áureo dos Santos Neves, Manuel Alberto Maia Lírio, Álvaro José da Silva, António Augusto Reis Castro, Joaquim Aurélio Silva Rodrigues

Conselho Fiscal:
Presidente – Domingos Manuel Marques Silva
Vogais – António José Oliveira Castro, Luís Filipe Fonseca Faria

 Museu de Ovar - Bodas de Ouro

O actual Director do Museu Manuel Brandão (ao centro na foto)
dirigindo-se aos familiares de D. Beatriz Campos
 
A abertura de uma Exposição de pintura e cerâmica da saudosa artista vareira Beatriz Campos foi o momento marcante do início das comemorações das Bodas de Ouro do Museu de Ovar, fundado em 1961 nas actuais  instalações actuais, depois de uma experiência bem sucedida, três anos antes, no edifício camarário dos Combatentes, onde o grupo de Escuteiros tinha a sua sede e onde montou, com a ajuda de alguns rapazes da JOC, uma Exposição Permanente com objectos africanos.

Sem comentários: