10/02/11

Raide pela cidade anima Lobitos

Chefes dos Lobitos
Os Lobitos (dos 6 aos 10 anos de idade) do Agrupamento de Escuteiros 549 de Ovar tiveram, no passado dia 29 de Janeiro, o seu primeiro “Raide de Cidade” (percurso a pé, orientado por pistas, com paragens em pontos específicos, onde se desenrolam algumas actividades e jogos).
Neste ano escutista os Lobitos escolheram como imaginário o “Scooby Doo”. Como esta personagem do desenho animado é muito comilão, os Lobitos tiveram de criar a sua própria horta. O entusiasmo era notório na cara de cada uma das crianças, ainda na sede, onde tiveram de descobrir onde ficava o 1.º posto. Ali, tiveram de preencher um crucigrama, que lhes indicou o “Jardim da Estação”, cenário onde cada Lobito teve de elaborar e representar um uivo personalizado para poder receber um pedaço de algodão-em-rama.
De seguida, para descobrirem onde era o 2.º posto, tiveram de montar um puzzle, que formava a imagem do “Anfiteatro de S. João de Ovar”, largo onde no passado se realizava a feira do gado. Aí, e após um merecido descanso e lanche, tiveram de criar a bandeira do “Scooby Doo”, colando várias peças de tecido. Com esta tarefa cumprida ganharam boiões de vidro. E só ordenando várias letras dispersas é que conseguiram descobrir onde ficava o 3.º posto: “Combatentes”.
Na Capela do Calvário, sentaram-se nas escadarias (na foto) e cantaram uma canção, bem ao jeito dos Lobitos – “Dança de Xercane”. Com mais esta tarefa concluída, receberam sementes, que no Sábado seguinte serviram para criarem a sua “hortinha”. Mas isso é outra história...
No início e no final do “raide” os Lobitos cantaram o “Alabô chica bô”, uma marcha que permitiu criar um forte espírito de grupo.

TEXTO e FOTOS: Gilberto Murteira

Sem comentários: