19/12/11

Encontro de Coros Juvenis na Matriz de Ovar

Pueri Cantores S. Cristóvão de Ovar
Seis grupos corais juvenis litúrgicos – de Oliveira de Azeméis, Macinhata da Seixa, Arouca, Pedroso (Gaia) e Ovar ( Pueri Cantores São Cristóvão de Ovar, promotores do evento) – deliciaram as centenas de pessoas que acorreram, a 11 de dezembro, à Igreja Matriz para participarem na Eucaristia das 11 horas, e, de tarde, num Concerto de Natal.

A presença de José Maria Torrents (na foto), dirigente Internacional dos Pueri Cantores, teve em vista sensibilizar mais grupos corais de crianças e jovens para aderirem àquela organização.
A Eucaristia foi participada por todos os coros, que haviam ensaiado nas suas paróquias os cânticos programados para a celebração.
Na homilia, o Pároco louvou o empenho dos jovens cantores e lembrou que os Pueri Cantores contam com milhares de agrupamentos em todo o mundo – só na Alemanha são 380 –, promovendo o gosto pela música sacra de qualidade e a sua utilização nas celebrações litúrgicas, e a formação artística, social e cristã dos jovens associados.
No concerto da tarde, dedicado ao Natal, cada grupo apresentou dois números do seu repertório, e no fim foi cantado por todos o cântico tradicional "Adeste Fideles".
Coro dos Pequenos Cantores da Paróquia de Oliveira de Azeméis

  Coro Infantil Francisco e Jacinta Marto da Paróquia de Pedroso (Gaia)
 
Coro Infanto-Juvenil de S. Pedro (Pedroso, Gaia)
 
Coro Infantil e Juvenil de Santo André (Macinhata da Seixa)
 
Coro de Pequenos Cantores de S. Bartolomeu (Arouca)


VEJA O ENCONTRO DE COROS
NO CANAL DA PARÓQUIA


(Clique AQUI para ver em 360p
e AQUI para visionar em HD)

O grupo de Ovar, que participou, pela primeira vez em 2004, num Encontro de Pueri Cantores, em Burgos, é, neste momento, o único do nosso país a integrar a Federação Internacional, que precisa, pelo menos, de três grupos para criar uma federação portuguesa.
Num encontro com os responsáveis destes grupos, após o almoço partilhado, antes do Concerto, ficou agendada para 28 de janeiro de 2012, em Oliveira de Azeméis, uma reunião de representantes dos 6 grupos que atuaram em Ovar e de outros que queiram conhecer melhor o Movimento.

no blogue de António Mendes Pinto
 

Fotos: FMOP (1, 5, 8 e 9) , AMP (2, 3 e 10) e MPB (4, 6 e 7)
Certificado: António Mendes Pinto

Sem comentários: