30/04/12

Concerto de Páscoa na Igreja Matriz de Ovar - 2012

FOTO: António Mendes Pinto

Na tarde do dia 29 de abril, na Igreja Matriz de Ovar, o grupo Pueri Cantores S. Cristóvão de Ovar proporcionou à população um excelente Concerto de Páscoa, com música sacra de várias épocas. Quatro professores da Escola de Música Novos Sons, do Centro Paroquial S. Cristóvão de Ovar, ajudaram a abrilhantar ainda mais este grandioso espetáculo.

Pueri Cantores S. Cristóvão de Ovar
FOTO: Fernando Pinto
CLIQUE EM PLAY PARA VER E OUVIR O 1.º TEMA DO CONCERTO DE PÁSCOA
Bless the Lord, da Comunidade de Taizé

Com a prestação de elevada qualidade artística, como é seu timbre, o Grupo confirmou o prestígio que tem alcançado em vários países da Europa, nos Encontros da Federação Internacional dos Pueri Cantores. Dois dos números que foram ouvidos – Ecce Panis Angelorum, de Angel Embil Ecenamo, e Avé Maria, de Tomás Luis de Victoria – vão ser apresentados no próximo Encontro Internacional em Granada, Espanha. [CLIQUE NOS LINKS A AZUL] 


Os Pueri Cantores S. Cristóvão de Ovar, acompanhados por quatro
professores da Escola de Música Novos Sons (Centro Paroquial
S. Cristóvão de Ovar) FOTO: P.e Manuel Pires Bastos

Programa do Concerto:
Bless the Lord, da Comunidade de Taizé; Gaudeamus, de Rainer Butz (1959); Church March, Olle Jansson (Arr. Hans Nybel); Pie Jesu, de Gabriel Fauré; Jesus, Messie Humilié, de Didier Rimaud e Jacques Berthier; Inclina Domine, de Josef Gabriel Rheinberger (1839-1902); Maria Mater Gratiae, de Gabriel  Faurée, Instrumenta Pacis Tuae (Texto de S. Francisco de Assis e Arr.: Ana Maria Hedin/1953), Ave Verum, de Edward Elgar (1857-1934), Ecce Panis Angelorum, de Angel Embil Ecenamo (1897-1980); Avé Maria, de Tomás Luis de Victoria (1548-1611); In Memoriam, de Christophe Barratier-Bruno Coulais; Voca Me, de Robert Prizeman; Far Away, de R. Prizeman; Benedictus Sanctus II, de R. Prizeman; The Lord is my Shepherd (Salmo 22); Gospel Medley, Espiritual negro; Siyahamba (Trad.: Sydafrika – Arr. Auders Nyberg). [CLIQUE NOS LINKS A AZUL PARA OUVIR OS TEMAS NO YouTube]



CLIQUE NO LOGO
PARA LER MAIS SOBRE
A NOSSA ESCOLA DE MÚSICA


ESCOLA DE MÚSICA NOVOS SONS (CENTRO PAROQUIAL S. CRISTÓVÃO DE OVAR)


VEJA MAIS VÍDEOS DESTE CONCERTO
 NO CANAL DA PARÓQUIA DE OVAR - YouTube

Livro da autoria de António Mendes Pinto (colaborador do jornal "João Semana"


Por uma Federação Portuguesa de Pueri Cantores

Joseph Torrents e Padre Robert Tyrala
Em 21 de abril, na Paróquia de Pedroso, Gaia, os representantes dos grupos corais juvenis litúrgicos de Ovar, Pedroso, Carregosa, Macinhata da Seixa e Arouca assinaram um documento protocolar para a criação de uma Federação Portuguesa integrada na Federação Internacional de Pueri Cantores, documento esse que será apreciado pelo Sr. Bispo do Porto para possível aprovação e futura homologação. O grupo coral juvenil da Paróquia de Ovar é, desde há vários anos, o único que integra oficialmente este movimento internacional, cujos dirigentes se vêm esforçando por encontrar novos coros que se queiram associar, possibilitando a criação da Federação Portuguesa de Pueri Cantores.

Na foto: O Sr. Torrents (de Espanha) e Padre Robert Tyrala (da Polónia), antigo e atual presidentes da Federação Internacional de "Pueri Cantores", no Furadouro, quando da sua participação no "Encontro de Coros" de Ovar. Recentemente estiveram em Ovar num Encontro com os grupos citados no texto. 


Joseph Torrents condecorado pela Santa Sé
O Papa Bento XVI acaba de condecorar o Sr. Torrents com o grau de Cavaleiro-Comendador da Ordem de S. Gregório Magno, pelo trabalho que realizou durante a sua presidência da Federação Internacional dos Pueri Cantores. As insígnias serão entregues durante o próximo Encontro a realizar de 11 a 15 de julho em Granada, Espanha. 

Sem comentários: