31/05/12

Rita Amada de Jesus

NO CENTENÁRIO DA SUA MORTE (1913-2013)


Busto de Beata Rita em Viseu,
no Instituto Jesus Maria José
Dentro das comemorações do Centenário de Beata Rita Amada de Jesus, tiveram lugar em Viseu diversas atividades, particularmente no sábado, dia 26 de maio, com um sarau cultural, no auditório do Instituto Português da Juventude, em que falaram a Irmã Fernanda, Diretora do Centro Social Jesus Maria José de Ovar, que salientou a importância destas comemorações quer em Portugal quer no Brasil, e em outros países onde o Instituto está implantado, e que apresentou os oradores da sessão: Padre Manuel Pires Bastos (“Uma História de fé e doação”), Padre António Luciano (“Espiritualidade da Madre Rita Amada de Jesus”), Carolina Abreu (“A Família Jesus Maria José”), a Irmã Margarida Bento, que apresentou perspetivas futuras do Instituto Jesus Maria José, e o Sr. Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, que acentuou a importância de Beata Rita para uma tomada de consciência cristã dos fiéis da Diocese de Viseu, sua terra de origem, que a terá, em breve, como segunda Padroeira, ao lado de S. Teotónio.


No Centro Social Jesus Maria José, em Jugueiros, Viseu
Capela com o túmulo de Beata Rita Amada de Jesus

A sessão terminou com a apresentação pública de um livro de extrema importância para o conhecimento das circunstâncias e dos contratempos que contribuíram para forjar em Rita Pereira de Almeida a têmpera de lutadora e de apóstola que sempre acompanhou o seu percurso humano e religioso.
Chama-se “Beata Rita Amada de Jesus - Análise Crítica da Vida e Obra”, e é seu autor o Padre Florentino Mendes Pereira, CMF.

O Padre Florentino Mendes Pereira, autor do livro
"Beata Rita Amada de Jesus - Análise crítica da Vida e Obra



Fotos: MPB

Sem comentários: