14/08/15

Assunção de Nossa Senhora - 15 de agosto

Dia Santo de Guarda
Nesta festa as Missas têm o mesmo horário dos domingos, inclusive a vespertina de sexta-feira (19 horas).

Por todo o mundo cristão e através dos mais variados títulos, é invocado e exaltado neste mês de agosto o nome de Maria, lembrando as maravilhas que o Todo Poderoso operou na sua vida e as graças que por seu intermédio Deus concede aos seus devotos.
Ovar, terra de Santa Maria, ostenta a sua imagem no Brasão do Município.


Imagem de N.ª Sr.ª da Assunção que se
encontra na Capela dos Campos
FOTO: FERNANDO PINTO
NA ASSUNÇÃO

Aqui, perto do céu, eu sinto leve
A cruz do meu sofrer, Senhora linda.
Ao pé do teu altar, julgo mais breve
A dura caminhada que não finda.

Ao contemplar teu rosto cor da neve
E vendo que meus pés sangram ainda,
Não sei eu já dizer que mais me enleve:
Se a minha dor, se a tua paz infinda.

Vim, e fiquei. Seduzem-me, Senhora,
Os braços que me abriste, protectora,
Em gesto maternal de puro amor.

Porque assim é, ó Mãe de meigo olhar,
Sempre há-de haver quem busque o teu altar
Enquanto houver na terra um pecador.


Manuel Pires Bastos



Nossa Senhora no Brasão de Ovar
“Os símbolos heráldicos, nomeada­mente o brasão de armas, que representa o Município de Ovar, terá começado por ser o mesmo que o do extinto concelho de Pereira Jusã. Nele figura Nossa Senhora com o Menino, encimando uma Torre, alusão a episódio da Reconquista, no séc. X, em que as tropas cristãs, invocando a proteção de Nossa Senhora, recuperaram o Porto e territórios a Sul, dando-lhes o nome de Terras de Santa Maria, área onde se insere Ovar.
“(...) As tentativas de oficialização dos sím­bolos heráldicos do Município de Ovar, culmi­nam com o atual, que procura honrar os símbolos primordiais de representação do Município, e dignificá-los com uma ordenação legítima”.

Sem comentários: