01/02/13

Vida Eclesial

Formação no Ano da Fé
Teve início ontem, 1 de fevereiro na Vigara­ria de Espinho/Ovar – na Paróquia de Cortegaça – o 3.º módulo da Escola Teológica da Fé, com a temática “O 2.º concílio Vaticano”. (Para os que se inscrevem pela 1.ª vez, este módulo contará como 1.º, podendo os ante­riores ser frequentados nos próximos anos).
Seja um católico exigente e instru­ído. Aproveite a oportunidade do Ano da Fé para… crescer na Fé.
Se é catequista – ou se tem pos­sibilidade de o ser –, inscreva-se no Curso de Formação ou no Curso de Iniciação que vão funcionar na Paró­quia de Ovar.
Esta formação está a cargo do Dr. Luís Manuel da Cruz Leal, Assistente de Investigação na Universidade Católica no Porto e membro do secretariado diocesano da Pastoral Juvenil. No primeiro encontro foram focados os motivos que levaram o papa João XXIII a convocar o Concílio e as expetativas que acompanharam ao longo de 2 anos os seus preparativos.


O Dr. Luís Manuel da Cruz Leal falando dos preparativos do Concílio Vaticano II


Jornada Diocesana da Família
Em 2 de fevereiro, reunir-se­-ão, a partir das 9 horas, na Casa Diocesana de Vilar, Porto, dentro da dinâmica do Ano da Fé, famílias e instituições de toda a Diocese do Porto para escutarem o nosso Bis­po, D. Manuel Clemente, que refletirá sobre o tema “A Fé – Fundamento da Caridade”, e o Prof. Eugénio da Fonseca, que falará “Caridade – A expressão da Fé”, a que se segue um trabalho de grupos.
Após o almoço, serão ouvidas as conclusões do trabalho de gru­po, ouvidos alguns testemunhos e apresentada uma proposta de ação pastoral para as famílias neste Ano da Fé.

Vem aí a Quaresma
Em 13 de fevereiro, 4.ª feira de Cinzas, terá inicio a Quaresma, que nos proporciona um tempo de reflexão e de preparação para a Páscoa.
Aos católicos lembra-se a receção dos Sacramentos da Penitência (confissão) e Eucaristia (Missa dominical), jejum em 4.ª-feira de Cinzas e na 6.ª-feira Santa, e a abstinência de carne às 6.ªs-feiras.
Capela de N.ª Sr.ª de Entráguas (década 50).
Foi construída em 1651

Festa a N.ª Sr.ª de Entráguas
Em 2 e 3 de fevereiro têm lugar as Festas em honra de N.ª Sr.ª de Entráguas, com o seguinte programa:
2/2 – Alvorada com uma salva de tiros; Missa solene com bênção das grávidas, seguida de procissão, às 11h00, e às 15h00 atuação do grupo “Estrelas da Madrugada”.
3/2 – Missa solene às 11h00, e atuação do grupo “Música Trovão” a partir das 15h00.

Conheça o Bom Jesus do Pico
De 16 a 22 de maio visite os Açores (S. Miguel, Faial, Pico e Terceira) por ocasião das tradicionais festas do Santo Cristo (S. Miguel) e do Bom Jesus (Pico).
Preço excecional. Informe-se na Paróquia de Ovar.
CLIQUE AQUI PARA VER UM VÍDEO DA FESTA DO ESPÍRITO SANTO.

Sem comentários: