26/07/13

Faleceu o Padre Aníbal Duarte Pereira (1930-2013)



"Agarrado à vida
Não queria morrer
Tinha medo de envelhecer.
Mas depois de tanto sofrer
Abandonei-me
Tinha mesmo de ser.

Com esta bonita idade
Com Deus e Maria vivi
A quem sempre servi
Desde a minha mocidade".


No passado dia 25 de julho, dia de S. Cristóvão, terminou a sua caminhada terrena o Padre Aníbal Duarte Pereira, de 82 anos, um sacerdote bem enraizado em Ovar, onde nasceu em 9 de dezembro de 1930.
Tendo frequentado os Seminários do Porto, foi ordenado presbítero em 5 de agosto de 1956, celebrando a sua Missa Nova na Igreja Matriz de Ovar em 15 do mesmo mês.
O seu primeiro trabalho pastoral foi como coadjutor em Cedofeita, Porto, paroquiando, seguidamente, em Figueiró (Amarante), Fornelo (Vila do Conde) e S. Pedro de Ovar (Furadouro, Carregal, Torrão do Lameiro e Marinha), desde 8 de novembro de 1969 a 2011.

Da sua casa natal, em Guilhovai, os seus restos mortais seguiram para o Salão Paroquial de S. João, para onde foram convergindo os seus amigos e antigos paroquianos de S. Pedro, para um último adeus e para uma prece por sua alma.
Na tarde do dia 26 de julho, após a Missa de corpo presente, presidida por D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto, e participada por diversos sacerdotes, o funeral seguiu para o cemitério local.
Foram celebradas missas por sua intenção em diversas capelas e igrejas vizinhas, onde o Padre Aníbal prestou serviços religiosos.


Padre Aníbal Duarte Pereira

Recorde AQUI a homenagem
feita, em 2011, ao Padre Aníbal Duarte Pereira

1 comentário:

Conceição sousa disse...

Partiu para a casa do pai.,um grande amigo que vai ficar para sempre no nosso coração,até sempre meu amigo,se puderes continua a tua missão como sempre fizeste ajudar estes filhos de Deus. que nem sempre souberam-te reconhecer como homem,padre,amigo,obrigada meu amigo até um dia...