15/08/13

ASSUNÇÃO - 15 DE AGOSTO

O dia da Assunção de Nossa Senhora faz movimentar em Portugal autênticas multidões, que em pequenas ermidas ou em famosos santuários imploram, por intercessão da Virgem Maria, as bênçãos divinas para todos os homens, crentes ou não crentes.

Imagem de N.ª Sr.ª da Assunção
FOTO: FERNANDO PINTO
NA ASSUNÇÃO

Aqui, perto do céu, eu sinto leve
A cruz do meu sofrer, Senhora linda.
Ao pé do teu altar, julgo mais breve
A dura caminhada que não finda.

Ao contemplar teu rosto cor da neve
E vendo que meus pés sangram ainda,
Não sei eu já dizer que mais me enleve:
Se a minha dor, se a tua paz infinda.

Vim, e fiquei. Seduzem-me, Senhora,
Os braços que me abriste, protectora,
Em gesto maternal de puro amor.

Porque assim é, ó Mãe de meigo olhar,
Sempre há-de haver quem busque o teu altar
Enquanto houver na terra um pecador.


Manuel Pires Bastos
Santo Tirso, 1959

Sem comentários: