15/08/13

Reflexos de Fátima em Ovar

Primeira imagem do Imaculado Coração de Maria,
na Igreja Matriz de Ovar
Primeira imagem do Imaculado Coração de Maria

A primeira imagem do Imaculado Coração de Maria segundo a visão da Irmã Lúcia em Fátima, esculpida por José Ferreira Thedim, encontra-se desde 12 de julho de 1946 na Igreja Matriz de Ovar, onde foi entronizada com licença dada em 8 de junho de 1946, pelo Bispo do Porto D. Agostinho de Jesus e Sousa.
Na edição anterior e na seguinte, o semanário vareiro “João Semana” referiu-se àquela imagem como “a primeira que em Portugal se esculturou segundo as indicações da vidente de Fátima”. (“João Semana”, 25/07/1946)

Muitas outras imagens foram esculpidas a partir de um modelo idêntico, tal como acontece com a imagem em pedra da fachada do Santuário, de 4, 73 m, obra do padre norte-americano Thomas McGlynn.

Ver toda esta bonita história contada no texto que se segue (clique no link a azul)
Ovar no culto de Fátima – Uma imagem histórica na Igreja Matriz


A coroa do Santuário, fundida no Porto
FOTO DAQUI
A coroa da torre do Santuário de Fátima

A coroa de bronze que serve de miradouro no alto da Basílica de Fátima, e que pesa 7 mil quilos, foi construída no Porto, na Fundição do Bolhão, tendo como um dos principais executantes o fundidor Augusto Ferreira da Silva, nascido em 1888, em Pardilhó, e residente em Ovar, onde teve a oficina Bronzearte. A coroa foi restaurada gratuitamente pelo norte-americano Waldemar Karwowski em agosto de 1999.

[CLIQUE NOS LINKS A AZUL]

Sem comentários: