27/12/13

Centenário do jornal "João Semana" (1914-2014)



O jornal “João Semana” comemorou em 1 de janeiro de 2014 um século de existência. No dia de Ano Novo, na Igreja Matriz de Ovar, na Missa das 11 horas, foram lembrados os seus fundadores, diretores e antigos colaboradores. A Missa das 18 horas foi presidida pelo Sr. D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto.



No final da Missa, o grupo coral Pueri Cantores S. Cristóvão de Ovar deu um Concerto com alguns números do seu último Concerto de Natal.
No dia 11 de janeiro, no Museu de Ovar, pelas 19 horas, proceder-se-á à abertura das Comemorações do Centenário do jornal "João Semana".
Convidamos os nossos leitores, anunciantes e amigos a juntarem-se à festa. Para além de um painel de convidados, o evento contará com a projeção de um pequeno vídeo sobre a nossa cidade, e será inaugurada a exposição “Ovar”, que estará patente naquela galeria até ao próximo dia 25 de janeiro.

Capa do Centenário do jornal "João Semana"
(1914-2014)
JORNAL "JOÃO SEMANA"
1 de janeiro de 2014

NA CAPA:
- HOJE FAZEMOS 100 ANOS!
- Parabéns ao jornal “João Semana”
- Prosseguir no rumo traçado
- Concerto de Natal na Matriz

NO INTERIOR:
- Município lança linhas estratégicas
- Juntas de Freguesia com reforço de competências
- Cercivar inaugura residências...
- Distinção Militar para um vareiro
- Novos Sons em audição de Natal
- Nuno Valente - Atleta do Ano da Universidade de Aveiro
- AFIS: 1.º Banho do ano no mar
- Associação Distrital distingue atletas vareiros
- Cantar os Reis - 6 de janeiro
- Santa Casa felicita Banda Filarmónica Ovarense
- “Há Poesia no Museu” com António Poças
- Museu do Ar e Comissão
- Episcopal da Cultura distinguidos
- Suplemento do Centenário do “João Semana” (Entrevista ao Padre Manuel Pires Bastos, Diretor do "João Semana" - por Fernando Pinto), e textos com os testemunhos de Alberto Sousa Lamy, Aníbal dos Santos Gomes, Guilherme G. de Oliveira Santos, Joaquim Fidalgo, Manuel Malícia, Dulcídio Pereira Vaz Pinto, José de Oliveira Neves e Pedro Braga da Cruz)
- Denúncia pública alavanca da justiça
Dr. João José da Silveira
(JOÃO SEMANA),
 o "padrinho" do nosso jornal
- Prémio Literário Glória de Sant’Anna
ENTRE OUTRAS NOTÍCIAS E ARTIGOS.

---------------------------------------------
ALGUNS TESTEMUNHOS
DOS NOSSOS AMIGOS E COLABORADORES

«É notória no “João Semana” a leitura histórica, a aproximação à vida das pessoas que fizeram e fazem parte do povo de Ovar, e a ligação com todos os intervenientes na sociedade vareira.» (D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto)

«Hoje, quarenta anos volvidos após o 25 de Abril, e apesar das dificulda­des e das falhas cometidas, apraz-nos reconhecer o importante contributo dado pelo nosso jornal em ordem à preservação dos valores cristãos e patri­moniais de Ovar e à defesa da identidade que lhe é própria.» (Padre Manuel Pires Bastos, Diretor do jornal "João Semana")

«Por circunstâncias da vida, assisti ao renascimento do jornal, após o período de suspensão a que foi sujeito na esteira do Verão Quente de 1975. Recordo a explicação do cabeçalho do título, em que pontificam, até hoje, os desenhos da Igreja Matriz e do chafariz do Neptuno: a igreja olha para a cidade; a Igreja lê a Cidade.» (Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar)

«Neste dia, estão de parabéns o Abade de Ovar, Dr. Manuel Pires Bastos, e os seus colaboradores no quinzenário; estão de parabéns os ovarenses e a cidade de Ovar; está de parabéns a imprensa lo­cal, que pela primeira vez viu um seu jornal atingir o centenário.» (Alberto Sousa Lamy, advogado e historiador local, autor da "Monografia de Ovar")

«Na passagem festiva deste centenário, fique na vontade de todos nós cumprir o lema que o Papa Francisco nos indicou para hoje, Dia Mundial da Paz: “Fraternidade, fundamento e caminho para a Paz”. Que a vontade do Santo Padre se concretize no pensamento e na ação de toda a família do “João Semana”.» (Aníbal dos Santos Gomes, colaborador do "J. S.")

«O “João Semana”, apesar de ser o jornal da paróquia, caracteriza-se por uma grande abertura, havendo acolhido nas suas colunas artigos que esquer­distas podiam ter subscrito.» (Guilherme G. de Oliveira Santos, colaborador)

A redação do jornal "JOÃO SEMANA". (O Parque Urbano ainda não existia)

«Curvo-me perante todos os colaboradores que ao longo deste século deram o melhor de si a este jornal, que é uma referência cultural na cidade de Ovar.» (Joaquim Fidalgo, colaborador)

«Pela sua ação, o prestígio do centenário jornal da paróquia de Ovar extravasa o adro e o altar, e obriga, hoje, até os mais incrédulos a acreditar.» (Manuel Malícia, colaborador)

«Quero apresentar aqui as minhas felicitações a todos aqueles que durante os cem anos de existência deste jornal com ele têm cooperado, contribuindo com a assinatura, publicidade ou colaboração literária, tornando possível a sua longevidade.» (José de Oliveira Neves, colaborador)

«O João Semana, na original “batuta” dos Padres Manuel Ro­drigues Lírio (1881-1953) e José Ribeiro de Araújo (1883-1953), primava pela defesa dos valores e princípios cristãos. Como corolário dessa nobre escrita, os fundadores do quinzenário enriqueceram o vasto património his­tórico e religioso vareiro.» (Dulcídio Pereira Vaz Pinto, colaborador)


LEIA OS TEXTOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO DO CENTENÁRIO
(1 de janeiro de 2014)

Sem comentários: