15/03/14

Mensagem do novo Bispo do Porto

D. António Francisco dos Santos
Bispo do Porto 

FOTO DAQUI
“In Manus Tuas é o lema episcopal que escolhi, quando o Papa João Paulo II me chamou a ser bispo auxiliar de Braga e titular de Meinedo. Renovei este mesmo compromisso diante do Papa Bento XVI quando me enviou para Aveiro. É com igual verdade que agora o afirmo diante do Papa Francisco. Este lema e os sentimentos que ele exprime unem-me a Cristo e à Sua Cruz e colocam-me sob o olhar terno da Mãe de Jesus, Senhora da Assunção, nossa Mãe e Padroeira.
(…) Sei que é grande a missão que agora me é confiada, mas vou com alegria e generosidade ao vosso encontro para amar a Deus e vos servir.
Alegra-me e conforta-me ser irmão convosco, tão belo é o testemunho cristão da Igreja do Porto.
Que Deus me ajude e vos abençoe.
Abençoai-me também vós, caros diocesanos.”

                                      António Francisco dos Santos


A Diocese do Porto tem uma área superior a 3 mil quilómetros quadrados, abrangendo 2 milhões de habitantes, em 26 concelhos, divididos em quatro regiões pastorais, 22 vigararias e 477 paróquias. Atualmente conta com três Bispos residentes: D. António Taipa, D. João Lavrador e D. Pio Alves – este último investido na função de Administrador Apostólico Auxiliar da Diocese entre a saída de D. Manuel Clemente para Patriarca de Lisboa e a tomada de posse do novo Bispo titular, D. António Francisco dos Santos, que ocorrerá às 16h00 do dia 5 de abril, no Paço Episcopal do Porto, e entrada solene com Missa Pontifical no dia 6, às 16 horas.

Sem comentários: