01/07/14

Vida Eclesial

Festa do Corpo de Deus


A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente denominada Corpo de Deus, este ano celebrada pela primeira vez em Portugal no domingo após a Santíssima Trindade, que ocorreu em 22 de junho,  constou, em Ovar, de Missa solenizada, às 15h30 horas, na Igreja Matriz, seguida de procissão eucarística, que percorreu, numa aberta de tempo chuvoso, as ruas Ferreira de Castro, Elias Garcia e Gomes Freire, tendo o Pároco presidido às cerimónias, em que participaram crianças, jovens e adultos.




Pela Catequese
Com a celebração da Profissão de Fé, envolvendo cerca de 60 pré-adolescentes, logo seguida da festa do Corpo de Deus, terminou mais um ano de Catequese. Em reunião de balanço, foram analisados pelos catequistas os pontos mais relevantes do trabalho deste ano, e definido o programa para 2014/2015, com a esperança de que se surjam novos voluntários para colaborarem nesta missão.





Missa Nova em S. Vicente de Pereira
Vai ser ordenado sacerdote em 13 de julho, na catedral do Porto, o jovem  Paulo Sérgio Silva Godinho, de 25 anos, nascido em 24/10/1988 em S. Vicente de Pereira, filho do Prof. Joaquim Godinho e de Maria de Fátima Silva Godinho, que estagiou como Diácono na paróquia de Matosinhos. A Missa Nova do Padre Paulo Sérgio vai ter lugar na Igreja Matriz de S. Vicente de Pereira em 3 de agosto próximo, às 17h00.




Grupos Bíblicos 
Na Igreja de Gondesende, em Esmoriz, teve lugar em 20 de junho o encerramento dos Grupos Bíblicos das Paróquias de Esmoriz, Arada, S. Vicente de Pereira e Ovar, referente ao ano de 2013/2014. Além dos tempos de oração e reflexão, com apoio do coral daquela Igreja, foi encenada por cada uma das Paróquias, uma passagem dos Evangelhos – Jesus e Nicodemos, Jesus e a Samaritana (na foto), a fé do Centurião, a cura do paralítico e a cura do cego de nascença. O encontro foi orientado pela Irmã Mariana, que há mais de dez anos vinha animando com grande eficiência estes Grupos Bíblicos, e que, sendo destacada pelo Instituto de São Paulo para trabalhar no Algarve, será substituída pela Irmã Rosa, que esteve presente e se comprometeu a continuar a ação da sua colega.

Sem comentários: