02/08/14

Jornal “João Semana” agraciado no Dia do Município e do Padroeiro de Ovar


O ponto alto da comemoração religiosa do Dia do Município ocorreu na Missa Vespertina das 19 horas, presidida por D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto.
A abrir a celebração, o Pároco, Padre Manuel Pires Bastos, sublinhou que a pessoa de D. João em Ovar significava a ligação da nossa paróquia ao novo Bispo titular da Diocese, D. António Francisco dos Santos. E lembrou que este, como Bispo do Porto, configura, em toda a nossa Diocese, o elo que nos une à Igreja de Jesus Cristo, que teve como um dos primeiros continuadores o Apóstolo São Tiago, Bispo de Jerusalém, cuja festa se comemora no mesmo dia em que se festeja S. Cristóvão.
Tomando como referência os textos litúrgicos do dia de S. Tiago e de S. Cristóvão, D. João convidou cada um dos presentes a seguir o testemunho das suas vidas, alicerçadas no serviço ao mundo e coroadas pelo martírio. 
A ação litúrgica foi enriquecida pela colaboração de elementos dos diversos coros da paróquia, sob a direção de Manuel de Jesus Sousa, tendo ao órgão António Manuel Pires, e pela participação de jovens e adultos. (Ao ofertório foram transportados ao altar símbolos da vida e do trabalho, incluindo um exemplar do quinzenário paroquial “João Semanal”, que perfaz este ano um século de existência.



(No final da Eucaristia foi descerrado um painel de azulejo na frontaria da Secretaria Paroquial, onde o jornal tem a sua sede.) 
A antiga e bela imagem do Padroeiro de Ovar, São Cristóvão, que desde há alguns anos se encontrava em restauro, voltou à nossa Igreja Matriz onde, após receber os últimos cuidados de que carece, ocupará um lugar de evidência, enquanto no exterior da Igreja deverá ser colocada uma réplica da escultura original.
Texto: MPB


MEDALHAS DE MÉRITO MUNICIPAL 2014

Como vem sendo habitual, no Dia da Cidade, dia 25 de julho, a autarquia vareira atribui Medalhas de Mérito Municipal – Ouro, Prata e Cobre – a pessoas e/ou entidades que contribuíram para a história no município. Assim, foram entregues as seguintes Medalhas: 

O Diretor do Jornal "João Semana", Padre Manuel Pires Bastos,
recebendo a Medalha de Mérito Ouro das mãos do Presidente da Assembleia
Municipal de Ovar, Pedro Braga da Cruz  

Medalhas de Mérito Municipal Ouro: Jornal “João Semana”, Padre Fernando Dias da Costa Campos e P.e Manuel Dias da Silva. A título póstumo: Padre Aníbal Duarte Pereira, Glória de Sant’ Anna – Maria da Glória Fonseca de Santana Andrade Paes, José de Castro Resende, Manuel Pereira de Mendonça, e Zé Penicheiro. 

Medalhas de Mérito Municipal Prata: Adelino Lopes de Almeida, Américo da Silva Oliveira, Maria Cecília Reis de Almeida Oliveira, João da Silva e Costa, Esmeralda Maria Faria da Silva Souto, João da Silva Natária, José de Oliveira Muge. 

Medalha de Mérito Municipal Cobre: APADO (Associação Protetora dos Animais Domésticos de Ovar.

Foram também entregues Medalhas de Bons Serviços aos trabalhadores que, ao longo dos últimos 20 anos, prestaram ou ainda prestam serviço público na autarquia, tendo-se distinguido no desempenho das suas tarefas por assiduidade, zelo e dedicação, ou por outros motivos que dignificam as funções que exercem. 

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, justificando a concessão das Medalhas de Mérito, afirma: “Atribuímos estas medalhas num gesto simbólico de gratidão e reconhecimento públicos pelo trabalho e pelo contributo daqueles que dedicam ou já dedicaram parte das suas vidas ao Município de Ovar, contribuindo para a afirmação e prestígio do nosso território.”


Dia do Município e do Padroeiro de Ovar

“O Concelho de Ovar é uma região privilegiada pela Natureza. A Providência foi pródiga para connosco neste domínio, oferecendo-nos uma inestimável e variada riqueza paisagística, de que nos podemos e devemos orgulhar e que constitui um prazer para aqueles que gostam de comungar com a Mãe-Natureza, disse o Presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, no iniciou do seu discurso em 25 de julho, Dia do Município e do Padroeiro de Ovar. “Dos mais variados elementos naturais de elevado valor ecológico destacam-se a Ria, a Barrinha, a Floresta e o Mar, onde tudo se encontra e tudo se conjuga, com as suas características peculiares, as suas cores específicas, o seu encanto próprio, a sua beleza, capazes de proporcionarem momentos de prazer espiritual e também de emoção”, lembrou o autarca, acrescentando que “no nosso território habitam cidadãos trabalhadores, dedicados, empreendedores e imbuídos da alma vareira. Pessoas simples, humildes, de trato fácil e muito acolhedoras. Temos gente com talento, com criatividade e com muito mérito.”

As comemorações do Dia da Cidade iniciaram-se com a Guarda de Honra pelas corporações de Bombeiros de Ovar e de Esmoriz, seguindo-se os habituais discursos proferidos pelos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e a sessão solene de atribuição de Medalhas de Mérito Municipal no Salão Nobre.

Salvador Malheiro, a meio da sua palestra, fez o balanço dos nove meses do seu mandato, valorizando a “reaproximação da gestão camarária aos munícipes do concelho de Ovar com uma absoluta disponibilidade e presença junto dos cidadãos, das instituições, dos empresários, dos autarcas; o enfoque das políticas camarárias no imaterial e na qualidade de vida dos munícipes – na educação, na cultura, no desporto, no social, na proteção civil, o que se traduz num investimento orçamental concreto; a afirmação do Concelho na Região e no País, pelo reconhecimento do trabalho, do potencial e dos recursos existentes; e a afirmação de uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável.”

(...) O Dia do Padroeiro fechou com chave de ouro ao ser descerrado um painel alusivo ao centenário do “João Semana”, da autoria de Marcos Muge.


“Agora estamos aqui para fazer parcerias. O João Semana é absolutamente fundamental como jornal cultural de divulgação de tudo aquilo que se passa no Município de Ovar. Tem uma intervenção que, para nós, é prioritária. E nesse contexto a Câmara Municipal associou-se e vai associar-se sempre ao João Semana”, disse Salvador Malheiro (na foto).

O Pároco de Ovar agradeceu as palavras do Presidente da Câmara e reconheceu o trabalho desenvolvido pela equipa deste quinzenário ovarense, que foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Ouro.
TEXTO: F. P.

Sem comentários: