29/11/14

Ovar em tempo de Advento

Uma casa para a alegria
do Evangelho

Por proposta do Bispo do Porto, D. António Francisco, está a ser lançada junto das famílias católicas da nossa diocese uma sugestiva campanha de preparação para o Natal.
Ao lado do altar da Matriz de cada paróquia encontra-se  a silhueta da respetiva Igreja – casa mãe da família paroquial –, junto da qual irão surgindo, a partir do 1.º domingo do Advento as figuras do presépio, a que se juntarão, no 3.º domingo, as silhuetas das casas dos paroquianos aderentes à campanha, com suas janelas abertas e iluminadas, sugerindo o cenário de Belém e a claridade da mensagem natalícia exposta através do presépio familiar e que vai sendo acolhida e vivida pela respetiva família até 11 de janeiro (festa do Batismo de Jesus).
Junto da Paróquia ou através das crianças da Catequese podem os interessados ter acesso fácil ao texto explicativo e ao material necessário para a campanha.

O Natal, sendo a Festa do Nascimento de Jesus, é um momento favorável e oportuno para fazer a experiência da família como “igreja doméstica”, a ser vivido como verdadeira festa da família.
Pretende-se que a família sinta como a Igreja é importante para a fazer ser e crescer como família.
(...) A Igreja só conseguirá cumprir a sua missão evangelizadora com a presença e a participação das famílias. (D. António Francisco, Bispo do Porto)


Leia mais no sítio da Diocese do Porto
Clique AQUI

Sem comentários: