17/01/15

Jornadas Diocesanas de Pastoral Familiar

A Casa Diocesana de Vilar, Porto, recebe, no próximo dia 7 de feve­reiro, as XXV Jornadas Diocesanas da Pastoral Familiar, com o tema “A Alegria do Evangelho é a missão da família”.
Após a primeira conferência, “Deus sonhou a família…”, segue-se o tema “Dificuldades na transmissão da fé: Catequese, Família (Preparação para o Patri­mónio), Equipas de Casais (ENS)”. À tarde, terão lugar um trabalho de grupo, um plenário, testemunhos e propostas pastorais.

A Pastoral Familiar é toda a ação ou in­tervenção da Igreja em favor da família, que se concretiza numa pastoral de acolhimento e acompanhamento de todas as famílias, cristãs e não cristãs, nas várias etapas e circunstân­cias da sua formação e desenvolvimento: acolhimento, preparação para o matrimónio, acompanhamento dos casais novos, catequese contínua, educação para o amor, paternidade consciente, casais em união de facto; batizados, casados só pelo civil, separados e divorciados, recasados, situações monoparentais, migrantes, famílias com falta de trabalho ou sobrecarregados com o mesmo, droga, alcoolismo e prostituição, crianças e idosos sem apoio, gravidez indesejada, situações de solidão, doença crónica e luto.

Sem comentários: