29/01/15

S. Vicente de Pereira festeja Padroeiro

Início da procissão, após a celebração da Missa


Bispo sob o pálio, transportando a relíquia do Santo Lenho 

D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto
S. Vicente de Pereira, Paróquia da Vigararia Espinho/Ovar a que preside, desde há alguns meses, o Padre Vítor Pacheco, comemorou o seu padroeiro, o mártir de S. Vicente, no domingo, dia 25 de janeiro, facilitando a participação maciça da população daquela milenária freguesia e permitindo a presença do Bispo da Diocese do Porto, D. António Francisco dos Santos, que presidiu à eucaristia solene e à procissão que se lhe seguiu, em que tomaram parte as Confrarias e as forças vivas da paróquia, bem como as autoridades concelhias e representantes da atual União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira, e a Banda Boa União, de Ovar.

D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto,
despedindo-se dos paroquianos e das entidades presentes

D. António Francisco dos Santos, que na homilia centrou a sua mensagem a partir do chamamento dos primeiros discípulos de Cristo e do testemunho do mártir S. Vicente, não regateou, no final da procissão, os maiores elogios à cordialidade com que a comunidade vicentina o recebeu como seu Bispo e sucessor dos Apóstolos, e ao cuidado que manifestam na conservação da sua Igreja e do património histórico local, a nível religioso e civil.

Igreja de S. Vicente de Pereira


Almoço de confraternização


Após o almoço, de confraternização, preparado e servido com todo o esmero por grupos de paroquianos no edifício Sol Nascente, do Grupo de Ação Social, em que estiveram presentes numerosos vicentinos e vários párocos da Vigararia, teve lugar uma visita à exposição de artes e ofícios instalada no Salão Paroquial, onde atuou o Grupo Folclórico da freguesia.

Exposição no Salão Paroquial

Fotos: MPB

Sem comentários: