17/02/15

Ovar no coração da Madragoa

“As varinas são tam­bém Madragoa, são também Ovar”, disse o Presidente da Junta de Freguesia da Estre­la, Luís Newton, no passado dia 31 de janeiro, no Con­vento das Bernardas, onde a comitiva vareira, composta por autarcas e reiseiros, foi recebida de braços abertos pelos moradores daquele bairro lisboeta.
Domingos Silva, vice­-presidente da Câmara Mu­nicipal de Ovar, lembrou que foi Américo Oliveira, recentemente falecido, que quando era Presidente da Junta de Freguesia fez a ponte entre Ovar e a Madra­goa, trazendo a marcha até à nossa cidade.
Carlos Campos, solista da Trupe de Reis do Orfeão de Ovar
[FOTO: Virgílio Neves]
“Queremos retomar esse intercâmbio que ele começou”, dis­se Domingos Silva, ideia reforçada pelo presidente da Junta de Fregue­sia da Estrela, Luís Newton: “Espe­ramos desta forma iniciar um ciclo regular entre as nossas autarquias de deslocação destas dinâmicas de índole cultural”.
Antes do almoço oferecido à comitiva, os ovarenses foram con­vidados a visitar o antigo lavadouro público das Francesinhas, construí­do em 1876, onde muitas mulheres de origem vareira lavavam a roupa.


Clique AQUI para ler os títulos
Pelas 15 horas, no coreto do Jardim da Estrela, as trupes de Reis do Orfeão de Ovar, da Associação Desportiva Ovaren­se e da JOC-LOC interpretaram os três números da praxe, dando a conhecer a sua forma peculiar de Cantar os Reis, cuja candidatura a Património Cultural Imaterial é também apoiada pela Junta de Fre­guesia da Estrela.
Pelas 17 horas, a embaixada vareira marcou presença na inau­guração da Exposição “Varinas de Lisboa – Memórias da Cidade” que estará patente até 24 de maio no Pavilhão Preto do Palácio Pimenta, Museu de Lisboa (antigo Museu da Cidade), sendo a visita gratuita.
Depois do jantar, o Chafariz da Esperança, uma das principais en­tradas para o Bairro da Madragoa, foi o cenário escolhido para a segunda atuação das trupes vareiras, apreciada pelos lisboetas.


Leia mais na edição de 15 de fevereiro de 2015 
do jornal ovarense "João Semana"


COLABORE COM O JORNAL DA SUA TERRA
ASSINE O "JOÃO SEMANA"
(101 anos a informar os ovarenses) 

CONTACTOS: Redação e Administração: 
Av. do Bom Reitor - 3880-110 Ovar - Tel.: 256574173

PREÇO DA ASSINATURA ANUAL
(Impressão a preto e branco)
NORMAL: 10 euros
ESPECIAL (estrangeiro): 22 euros

Versão em PDF (a cores) 
Preço da assinatura: apenas 15 euros!
Para ler no computador, tablet, telemóvel...
Para mais informações, envie-nos um e-mail para 


Sem comentários: