01/04/15

Pastoral da Família

Reflexão-convívio da Vigararia Espinho/Ovar

Conforme tinha sido agendado em reunião da Equipa Vicarial da Pastoral da Família, realizou-se no dia 22 de Março de 2015 um encontro de reflexão e convívio, aberto à comunidade vicarial, centrado em temas que interessam à família.
Em sintonia com a proposta de ação do nosso bispo, como ressonância à exortação “A Alegria do Evangelho” do Papa Francisco, foi escolhido como título desta jornada “O Evangelho na Família e na vida de todos os dias”.



O trabalho da manhã teve como orientador Frei Bernardo Corrêa d’Almeida, sacerdote franciscano, que apresentou um tema repartido por seis pontos. Partindo da realidade das nossas famílias, com as suas luzes e sombras, passou por Maria, a mulher que escuta o Evangelho, e por José, o homem justo que sabe discernir, em cada situação concreta extremamente probatória, os desígnios de Deus que algumas vezes escapam à racionalidade e justiça humanas. Como casal, Maria e José incarnam na sua vida o Evangelho da Família, que transmitem aos nossos lares. Também a família vive o seu tríduo familiar – assim designado por ele – que comporta a sexta-feira, que alude à morte (nas situações diversas de crise em que a família e cada elemento passam pela provação); o sábado, que abre à esperança como promessa de um novo recomeço, e o domingo, como ressurreição, fruto do diálogo e da reconciliação. Viver o dinamismo do Evangelho na vida familiar requer um exercício prático tripartido, assente na cooperação, no humor e na comunicação. Reside aí a receita necessária e incontornável para que a família encontre o seu ritmo de vida fundado na Alegria do Evangelho.
Excelente comunicação: prática, assertiva, pedagógica e com humor à mistura, o que a tornou muito agradável e fácil de assimilar.


Dos cerca de 130 participantes, 95 almoçaram na Casa de S. Paulo, onde decorreram os trabalhos.
Da parte da tarde,o conjunto musical, “Gente Madura” (na foto), de Ovar, constituído por instrumentistas e coral, deliciou os presentes com temas do folclore da região.
Seguiu-se um painel dividido por três temas: “A Vida diária de uma família”, apresentado pelo casal Filomena e Paulo Osswald, do Porto; “O lugar dos idosos na família: – estão a mais ou a menos?”, por Cecília Santos, professora e cooperadora de uma instituição de solidariedade social (de S. Vicente de Pereira), com a colaboração da sua colega Irene; e “Conflitualidade na Escola e na Família”, a cargo da professora Manuela Couto (coordenadora da Equipa Vicarial), com a participação de parte do seu grupo de jovens “ASA – Anjos Solidários”, da Paróquia de Válega.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Víctor Nelson, pároco de S. João de Ovar e S. Vicente de Pereira,  e animada por um grupo coral da paróquia de Cortegaça.
O dia terminou com um lanche.
Destacamos com muito agrado a presença, em parte dos trabalhos, dos Párocos de Ovar, Cortegaça e Espinho (Vigário da Vara). Texto: A. P.

Sem comentários: