23/07/15

Dia do Padroeiro e do Município de Ovar - 25 de julho

S. Cristóvão de Ovar
No próximo dia 25 de julho, Ovar festeja o seu Padroeiro, estando presente o Senhor Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, que presidirá à Missa solene das 19 horas.

Vai para nove séculos que o nome de S. Cristóvão anda unido à terra de Ovar como seu intercessor junto de Deus.
É como “Igreja de São Cristóvão de Cabanões” que se identifica num docu­mento de 1132, a Paróquia que, tendo o seu assento religioso na zona nascente (atual paróquia de S. João de Ovar), incluía, no cruzamento viário do mar e da ria, uma zona urbana pouco habitada, dentro da qual, segundo um documento de 1046, existia uma “villa” de Ovar, por certo um casal ou quinta senhorial.
A escolha do Padroeiro da “Igreja de S. Cristóvão de Cabanões”, que no século XVI aparece como “Paróquia de S. Cristóvão de Cabanões da Vila de Ovar”, já no assento atual, justifica-se por ser considerado como um dos sete Santos Protetores contra as sezões e pestes, que na terra medieval eram comuns nas terras pantanosas, como era, então, Ovar.
Da vida e do martírio de S. Cristóvão não constam dados precisos. Mas o seu nome – Cristóvão significa aquele que transporta Cristo – deu a escritores e escultores motivação bastante para recriações artísticas da sua imagem.
Do seu nome e do seu martírio fica-nos o convite para levarmos a sério a nossa fé batismal – se for preciso até ao martírio –, e para, como ele, estarmos decididos a ver e a servir a Cristo nos irmãos que precisam de nós.

Antes da celebração da Missa haverá, às 17 horas, na Câmara Municipal, uma breve comunicação sobre o tema "O reavivar de uma tradição (a imagem de São Cristóvão na Procissão do Corpus Christi)", com a intervenção do Pároco de Ovar, Padre Manuel Pires Bastos, e a presença do Sr. Bispo do Porto.

Sem comentários: