27/07/15

São Cristóvão de Ovar – O reavivar de uma tradição

O P.e Manuel Pires Bastos falando no dia 25 de julho sobre o tema “O reavivar de uma tradição – a imagem de São Cristóvão na Procissão do Corpus Christi”, na presença do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e dos autarcas locais

Num saboroso texto publicado no “Notícias de Ovar” em 10/11/1955, na secção “Saibam quantos…” estranhava o Dr. Zagalo dos Santos que o culto a São Cris­tóvão fosse tão pouco expressivo em Ovar. E perguntava: “Porquê esta ignorância do Dia do Orago da freguesia?”.

"(...) Quanto a pormenores, sabemos pelo Dr. Zagalo, no seu “Saibam quantos…” de 27/01/1949 que “somente no dia do Corpo de Deus, a Excelentíssima Câmara – como se deve chamar-lhe – expunha o Santo à veneração dos fiéis, festejando-o durante longos anos com toda a solenidade do ritual – missa cantada, sermão e procissões, seguidos de baile na sua sala nobre, onde os casados de então confortavam os buchos com chá, roendo as roscas doces torradas que os devotos deixavam ao advogado contra as maleitas”.

 D. António Francisco dos Santos,  Bispo do Porto

Clique AQUI para ler o texto 
"São Cristóvão de Ovar – O reavivar de uma tradição",
publicado no jornal "João Semana" (01/08/2015)

Sem comentários: