14/09/15

VIDA ECLESIAL

Inscrições para a Catequese
A Catequese tem início no pró­ximo dia 3 de outubro. Continuam abertas as inscrições para o 1.º ano (crianças que completem 6 anos até 31 de dezembro).
Crianças e adolescentes que tenham deixado a Catequese e que queiram preparar-se para a Profissão de Fé ou para o Crisma, também o podem fazer.

JUFRA de Ovar em convívio
A Jufra de Ovar realizou, no passado dia 30, um Passeio de Verão à região de Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, com paragem na pequena vila de Avelar. Na serra, junto a um belo miradouro, fizeram a oração da manhã em conjunto com alguns familiares que tambem participaram no convívio. Depois do almoço visitaram várias praias fluviais da região das Aldeias de Xisto, como Fragas de S. Simão, Ana de Aviz, Rocas e Poço de Corga, onde terminaram o dia de novo em oração.
Este encontro com a natureza envolvente das montanhas, serviu para fortalecer os laços de amizade e de fraternidade franciscana.

IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil
Em 25 e 26 de setembro vão decorrer em Fátima as IV Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, destinadas a animadores de jovens, com o tema “O Jovem (t)em saída?”, com a tónica da misericórdia na pasto­ral juvenil, alicerçada nas Bem-Aventuranças, que nos impulsionam e desafiam nos caminhos da Nova Evangelização.
O objetivo é o encontro de todos os que trabalham com os jovens no aprofundamento da fé e na fé, ajudando-os a descobrir o seu papel na sociedade, na igreja e no mundo, ainda que numa cartografia de profundas e rápidas transformações.

Centro de Cultura Católica
Estão abertas inscrições, até 25 de setembro, para os Cursos Básicos de Teologia, formação de Catequistas (complementar) e de Ministérios Li­túrgicos (Acólitos, Leitores, Salmistas e Música) do Centro de Cultura Cató­lica. Para mais informações contactar ccc@diocese_porto.pt.

Pastoral Familiar
Para propor a linha de rumo do ano social que começa, reunirá na Casa Diocesa de Vilar, no Porto, em 10 de outubro, o Conselho Diocesano da Pastoral Familiar.
Espera-se que cada Paróquia esteja presente com alguns casais que possam formar uma Equipa Vicarial e as Equipas Paroquiais da Pastoral da Família.

Família Passionista
No próximo dia 20 de setembro vai realizar-se em Fátima a 5.ª Pere­grinação da Família Passionista, com o seguinte programa:
10h00 – Via-sacra nos Valinhos; 14h00 – Terço na Capelinha das Apa­rições; 15h00 – Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade.
A concentração é no Parque 14.

Aveiro tem dois novos sacerdotes
João Santos e Pedro Barros fo­ram ordenados presbíteros em 12 de julho na Catedral de Aveiro. O padre João Santos é natural de Canedo, Santa Maria da Feira, e tem 34 anos. O outro é o padre Barros, de 29 anos, natural de Aveiro.

Sem comentários: