08/02/16

Vida Paroquial

Festas do mês
2/2 - Apresentação do Senhor (N.ª Sr.ª da Candelária).
4/2 - S. João de Brito (mártir).
6/2 - Santa Águeda (mártir).
- Jornada Diocesana da Fa­mília, no Seminário de Vilar.
10/2 - Cinzas.
14/2 - 1.º Domingo Quaresmal.
21/2 - Procissão dos Terceiros.
28/2 - Dia da Cáritas.
6/3 - Procissão dos Passos

Matriz de Ovar em Ano Jubilar
Todos os dias da semana, às 7h15, às 15h00 e às 18h30 há ter­ço na Igreja Matriz. (O das 15h00 é o Terço da Misericórdia.)
Todos os sábados, das 8h30 às 10h00, um Pároco estará na Igre­ja matriz de Ovar, em serviço de confissões: 1.º sábado – Padre Bas­tos (Ovar); 2.º Padre Paulo (Arada); 3.º Padre Fernando (Válega); 4.º Padre Vítor (S. João).

Oração pela Unidade dos cristãos
Um grupo de paroquianos de São Cristóvão de Ovar que, por proposta da Catequese, se reúnem periodicamente (por norma na terceira 5.ª-feira da mês) na casa das Irmãs do Instituto Jesus Maria José, orientaram o encontro de 21 de janeiro para o tema do Oitavário pela Unidade das Igrejas Cristãs (católicos, ortodoxos e evangélicos).
Sob a presidência do Pároco, a celebração, imbuída de sentido ecu­ménico, teve como inspiração os textos bíblicos e Is. 55, 1 – 3, I Pedro, 29 – 10, e Mat. 5, 1 – 16 (Bem-aventuranças), sendo usados os símbolos do sal e da luz como referência das missão de cada discípulo de Cristo, sendo recordados pelo presidente os passos dados em falso que foram ori­ginando, ao longo de 20 séculos, a rotura entre os cristãos, e a boa vontade que se nota hoje em refazer a unidade que Cristo desejou na sua Igreja.

Preparação para o Matrimónio
Organizado pelo Centro de Preparação para o Matrimó­nio (CPM), tem início em 11 de fevereiro (5.ª-feira) uma série de encontros para noivos que pretendam casar até à Páscoa de 2017. Funcionará no Salão Paroquial de S. Vicente de Pereira, a partir das 21h00.
As inscrições são feitas nas respectivas paróquias.


Leilão de prendas
Rendeu 560 euros o leilão de prendas e presépios construídos no período de Natal pelas crian­ças da Catequese e seus familia­res, cujo produto reverteu para o tecido utilizado nos frontais do altar da Eucaristia (com as cores próprias de cada um dos tempos litúrgicos).

Acólitos

Num encontro para responsá­veis do serviço de acólitos, foi de­cidido marcar para breve um curso de formação para novos elementos.

Jornadas Teológicas
De 1 a 3 de fevereiro têm lugar na Foz do Douro (no Auditório da Universidade Católica) as Jornadas Teológicas que anualmente são postas ao dispor de quem quiser enriquecer a sua cultura religiosa para uma vivência mais consciente da sua fé.

História Religiosa
O Seminário de História Religiosa dedica o ciclo de 2016 ao tema “En­tre tolerância e intolerância: Percursos de sensibilidade religiosa”, em 10 sessões, das 18h00 às 20h00, nas instalações da UCP-Porto – Polo da Foz.
Em 15 de fevereiro, Andreia Arezes (CITCEM-FLUP) apresenta o tema “O mundo funerário dos séculos V a VIII em Portugal: Perspetivas em torno das possibilidades de rastreamento de católicos e arianos”.

Sem comentários: