14/02/16

Francisco Pinto – Jovem, mas grande no violino

Igreja Matriz de Ovar, 26 de fevereiro (21h30)
Após a "Via Sacra" das 21 horas

Francisco Pinto
Foto: DR
O menino-prodígio que há três anos, com um violino à sua medida, encantou os muitos vareiros que tiveram a felicidade de o ouvir na Igreja Matriz de Ovar, volta ao mesmo local no próximo dia 26 (6.ª-feira), às 21h30. 
Mais crescido no corpo e na Arte, e dominando, como verdadeiro artista, o seu violino mágico, o Francisco Rafael Pinto interpretará algumas das mais famosas peças de autores clássicos.
Será acompanhado, ao piano, por sua mãe, a professora vareira Cristina Isabel Santos.


Pode ver AQUI 
o concerto de 24 de março de 2013, 
na Igreja Matriz de Ovar
Realização: jornalista Fernando Pinto
(clique no link a azul)


Recordando o concerto
Na tarde de 24 de março, Ovar teve a oportunidade de ouvir um pequeno grande artista, o Francisco Rafael, de 11 anos, extra­ordinariamente dotado para a música, que nos deliciou com a magia do seu violino, interpretando obras célebres de compositores consagrados.
O acompanhamento, ao órgão, esteve a cargo de sua mãe, Cristina Santos, natural de Ovar, em cuja Academia de Música leciona Piano, e atualmente a residir em Santa Maria da Feira.





PROGRAMA
Jean-Marie Leclair - Sonata n.º 3
(Un poco andante; Allegro)
Mozart - Sonata Kv 302 (293b) Allegro; Rondeau
Goldmark - Concerto op 25 - 1.º andamento
Shostakovich - Melodia

[CLIQUE NOS LINKS A AZUL PARA VER]

O jovem violinista Francisco Pinto, com sua mãe,
 no início do concerto de violino e órgão (Igreja Matriz de Ovar)

Francisco Rafael Santos Pinto
Nasceu em 6 de maio de 2001 em Santa Maria da Feira. Com 5 anos de idade iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Maria, nas disciplinas de iniciação, coro e violino, e onde frequenta, em regime articulado, a classe de piano da professora Olga Ramos. Desde os 8 anos de idade tem como professor de violino Yossif Grinman, natural da Rússia. Tem-se apresentado em recitais em vários pontos do país (Porto, S. João da Madeira, Aveiro, Ovar, Santa Maria da Feira). É detentor do 1.º prémio, ex aequo, do concurso Paços Premium.

Isabel Cristina Oliveira Santos
Iniciou os seus estudos musicais, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, na Academia de Música de Santa Maria, com a professora Otília Sá e com Francisca Bastos. Frequentou a ESMAE, onde terminou o curso com o professor Constantin Sandu, estudando também com o professor Vitali Dotsenko, Fausto Neves e Helena Sá e Costa. Atualmente é professora de piano e acompanhadora no Conservatório de Aveiro e na Academia de Música do Orfeão de Ovar. Como pianista tem tocado em muitas terras do país.



Sem comentários: