04/03/16

Procissão dos Terceiros 2016 – Uma mensagem de Paz e Bem


Frei Joaquim Mariano
Milhares de pessoas acorreram, na tarde do passado domingo, dia 21 de fevereiro, à cidade de Ovar para participar nas celebrações organizadas pela Ordem Franciscana Secu­lar, aqui estabelecida em 3 de dezembro de 1660 com o fim de promover a espiritualidade franciscana e sufragar os irmãos falecidos.
Logo em 1672 saiu à rua Procissão das Cinzas, ou dos Terceiros, com 24 andores (em 1868 eram 10, sendo 14 na atualidade), constituindo um dos momentos mais notórios da instituição, que, para além das suas atividades regulares, mantém na sua sede um museu de arte sacra, onde preserva valores patrimoniais e históricos locais.
Na véspera teve lugar, na Igreja Paroquial, uma vigília de oração presidida pelo Pároco e acompanhada com cânticos pelos membros da JUFRA local (Juventude Franciscana), e no domingo esteve presente Frei Joaquim Mariano, da Comunidade Franciscana de Leça da Palmeira, o qual, no início das cerimónias, e no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, evocou o exemplo dos santos cujas imagens se perfilavam, ao longo da vasta Igreja, perante todos os fiéis, e que, daí a momentos, iriam percorrer as ruas da cidade, dando corpo à mensagem de Paz e Bem deixada à Igreja e ao mundo pela figura de São Francisco de Assis.



A Ordem Terceira e a Paró­quia de São Cristóvão de Ovar congratulam-se pela participação do vice-presidente da Câmara Municipal, do presidente da União de Freguesias de Ovar, da PSP, dos Bombeiros, dos Escuteiros, da Banda Filarmónica Ovarense e de outras instituições presentes, bem como das Fraternidades Francisca­nas que se fizeram representar: São João da Madeira, Vila do Conde, Leça da Palmeira, Azurara, Gondo­mar e Barcelos, e das Irmandades do Santíssimo Sacramento de São Cristóvão e de S. João de Ovar.
Os Passos, procissão que vem também do séc. XVII, terá lugar no próximo dia 6 de março, 4.º domin­go da Quaresma. As restantes serão em 5.ª feira Santa (Terro-Terro), e 6.ª feira Santa (Via Sacra e Enterro do Senhor).


Registe-se o empenho da Câmara Municipal de Ovar na divulgação des­tas manifestações religiosas. Para além de idealizar o cartaz das Procissões Quares­mais, a autarquia distribuiu panfletos sobre a multissecu­lar Procissão dos Terceiros, com textos do saudoso minis­tro da Ordem António Mendes Pinto, e fotos dos 14 andores do artista ovarense Fernando Manuel Oliveira Pinto.

Leia a reportagem dos Terceiros na edição de 1 de março de 2016 do jornal JOÃO SEMANA

Sem comentários: