30/06/16

Catequistas de Ovar em Pedrógão Grande

Pedrógão Grande, uma pequena vila do interior de Portugal, recebeu, no dia 19 de junho, um grupo de catequistas de Ovar, que assim corresponderam ao convite de uma colega da Paróquia, natural daquela terra situada no extremo noroeste do distrito de Leiria, quase no centro geográfico de Portugal (Vila de Rei).

Barragem do Cabril



Visitada a barragem do Cabril, e após uma breve caminhada, chegámos ao centro histórico, onde se salientam a pelourinho e a Igreja Matriz do século XVI, com traçado interior semelhante ao da Matriz de Ovar, e onde foi dado ao nosso Pároco o privilégio de presidir à Eucaristia das 11 horas.

Pelourinho e Igreja Matriz de Pedrógão Grande

Retábulo da Igreja Matriz de Pedrógão Grande.
Nossa Senhora e Apóstolos e Evangelistas, de João de Ruão (séc. XVI)


Imagem de Santo António (em pedra)


A Igreja Matriz possui preciosidades em talha, em imagens e em pinturas, sobressaindo obras de João de Ruão, grande Mestre de Coimbra, do século XVI, semelhantes às que pertenceram à antiga Igreja de Beduído (Estarreja), hoje na capela de Santa Bárbara. Há também ali algum espólio medieval que pertenceu a uns dos mais antigos conventos dominicanos, hoje propriedade particular.



Após o almoço e um agradável tempo de convívio no pátio do casal anfitrião, foi proporcionada a todos uma visita a alguns sítios de interesse patrimonial, a qual terminou com uma reparadora merenda. Eram cerca das 18 horas quando o autocarro retomou a marcha para reconduzir a Ovar o grupo dos servidores do setor da Catequese da Paróquia de Ovar, dispostos a enfrentarem mais um ano de trabalho.


Fotos: MPB

Sem comentários: