17/06/16

Vida Paroquial

Cursos de Cristandade




Via Sacra dos Cursos de Cristandade
Em 16 de junho, a Igreja Matriz de Ovar acolheu um numeroso grupo de cursistas, que quiseram fazer em Ovar a primeira ultreia de férias, despertando a boa vontade dos antigos cursilhistas vareiros. O padre Paulo, Passionista da Feira, presidiu quer à Via Sacra penitencial pelas intenções do cursilho que decorria na Casa de S. Paulo, em Cortegaça, quer à Eucaristia com que terminou a vigília.

Reunião mensal de Catequistas
A última reunião mensal de Catequistas foi de balanço e de avaliação do ano de trabalho, em que todos refletiram sobre os momentos mais positivos e os menos agradáveis, do itinerário catequético representado por um caminho em que cada um dos presentes se revia nos símbolos encontrados no percurso: nas flores, nas pedras e nos rebuçados.





Grupos Bíblicos
Em 22 de junho, no Instituto Jesus Maria José, Ovar, os Grupos Bíblicos das paróquias de Ovar, S. Vicente de Pereira e Arada, reuniram com a Irmã Rosa, das Religiosas Paulinas, do Porto, dinamizadora deste movimento, que procura promover o estudo dos textos bíblicos.
O encontro versou sobre o chamamento dos Apóstolos, a partir da leitura de um Evangelho de S. Lucas, que foi recriado e aprofundado através de representações cénicas e de reflexões feitas pelo Pároco de Ovar e pela Irmã Rosa.

Válega em Jubileu
A paróquia de Válega viveu a sua peregrinação do Jubileu do Ano da Misericórdia no passado sábado, dia 18 de junho, na Igreja Matriz de Ovar, com a chegada às 10h30 a esta Igreja Jubilar, onde decorreram os ritos celebrativos relacionados com a Porta, a Pia Batismal, a que se seguiram o confessionário, o altar, momentos da Profissão de Fé, das Indulgências e das obras de Misericórdia, terminando com a celebração da Missa, presidida pelo pároco, padre Fernando Carneiro, acompanhado pelo coro da Catequese da paróquia valeguense.





Cerca das 12h30, e como fora programado, os participantes dirigiram-se para o Parque Urbano, procurando, nas zonas verdes, um lugar para o almoço, estendendo sobre a relva os seus farneis. Tudo simples, natural e prático.

Sem comentários: