25/07/16

Dia de São Cristóvão, Padroeiro de Ovar


A bênção do novo altar da Igreja Matriz da cidade vareira, fruto de generosas dádivas dos paroquianos, marcou de modo singular a celebração da festa do nosso Padroeiro, São Cristóvão, presidida pelo novo Bispo-Auxiliar do Porto, D. António Augusto de Azevedo (na foto), que pela primeira vez aqui se deslocou, no exercício das suas funções episcopais.


"São Cristóvão e a dedicação ao próximo" 
Tomando como ponto de parti­da o que a tradição retém da vida de São Cristóvão, que pagou com o martírio a sua dedica­ção ao próxi­mo, D. Antó­nio Augusto aprofundou, na homilia da Missa solene das 19h00 na Igreja Matriz, o tema do serviço à comunidade, utilizando o texto evangélico do dia: “Quem de entre vós quiser ser o primeiro faça-se servo de todos”.
Participaram na Eucaristia o pároco, P.e Manuel Pires Bastos, o P.e Benjamim e o Diácono An­tónio Poças, além de membros da Irmandade do Santíssimo e um numeroso grupo de acólitos de S. Cristóvão e de S. João de Ovar, a maior parte dos quais investidos, na véspera, nessa função. Colaborou musicalmente o Grupo Coral paro­quial, sob a regência do maestro Manuel de Jesus, e acompanhado pelo organista António Manuel Pires.





Marcaram presença na cele­bração o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Braga da Cruz, o vice-presidente da Câmara, Domingos Silva, e a vereadora da Educa­ção, Ana Cunha, o presidente da União de Freguesias, Bruno Oliveira, bem como o presidente dos Bombeiros de Ovar, Luís Medeiros. 

Fotos - Jornalista Fernando Pinto

Sem comentários: