15/10/16

Vida Eclesial

Preparação para o Crisma
Tem início em meados de no­vembro, no Salão Paroquial de S. João de Ovar, um curso de prepa­ração para o Crisma dirigido aos adultos maiores de 25 anos. Os interessados devem fazer a sua inscrição nas respetivas paróquias.

IJMJ tem casa nova em Viseu
Em Viseu, as Irmãs do Instituto Jesus Maria José, que tem em Ovar a sede da Província Portuguesa – a sede generalícia é em S. Paulo, Brasil –, celebraram em 24 de setembro último três acontecimentos: os 136 anos do seu Instituto, fundado em 1880 por Madre Rita Amada de Jesus, que foi beatificada em 28 de maio de 2006, as Bodas de Ouro da Irmã Inês Dias Quental, e a inaugura­ção das novas instalações do Instituto em Viseu, cidade onde dirigem um centro social de grande prestígio.
Apóstola do Rosário, da Família e da Eucaristia, como lembrou, na celebração festiva, D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, a Beata Rita fundou e orientou vários colégios femini­nos, numa altura em que não havia qualquer escola pública no distrito visiense, e orientou para a vida con­sagrada dezenas de religiosas que, após a instauração da República em Portugal, se radicaram no Brasil a partir de 1912.

Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar
Decorrem em 22 e 23 de Outu­bro, em Fátima, no Seminário do Verbo Divino, as Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar. Do programa consta a discussão dos temas: “Uma leitura da “Amoris Laetitia”, por D. António Marto, Bispo de Leiria­-Fátima, “Preparar o matrimónio e acompanhar os casais novos”, pelo P.e Carlos Carneiro (sacerdote jesuíta), “Acompanhar, discernir e integrar as situações “irregulares”: a liberdade e a responsabilidade do bispo diocesano”, pelo cónego Arnaldo de Pinho. Por fim, vai haver uma partilha vivencial com o casal Alexandra e Manuel Alves e com o P.e Gonçalo Amaro.

Peregrinos polacos em Ovar
Um grupo de trinta e cinco ci­clistas oriundos de uma paróquia da Polónia, bem equipados, passou por terras de Ovar, em viagem de pere­grinação a Santiago de Compostela, tendo pernoitado nas instalações da Paróquia, de acordo com o que fora combinado, vários meses antes, pelos responsáveis, que vinham apoiados por um carro ligeiro e por um furgão de carga, de nada preci­sando, senão de alojamento.



Chegados ao fim da tarde do dia 20 de setembro, depois de guar­darem as suas mochilas e as suas bicicletas, participaram na Missa da Paróquia e fizeram questão que o pároco os abençoasse após a oração da noite.


Fotos: MPB

Sem comentários: