31/12/16

Jornal “João Semana” faz 103 anos – A história fala por si!

Este jornal, fundado em Ovar em 1 de janeiro de 1914, pelos padres José Ribeiro de Araújo e Manuel Lírio, está de parabéns pelo seu 103.º aniversário. Em 1959, por doação da Família Soares Ribeiro, passou a pertencer à Paróquia de São Cristóvão de Ovar, tendo sido reorganizado como quinzenário em 1975.
Pelo seu papel na difusão da informação escrita e agora também em digital (PDF, a cores), que transmite à população ideias, projetos, acontecimentos, valores e propósitos que vão dando a conhecer a história de Ovar, seu concelho e país, tem dado um extraordinário con­tributo às pessoas, à Igreja, às forças vivas do concelho e aos agentes dos vários quadrantes da vida social da comunidade vareira.

É um jornal que, ainda criança, me habituei a ler e com qual, a partir da minha adolescência, passei a colaborar, pelo que não tenho receio em afirmar que é um órgão de comunicação social de referência para quantos o assinam, leem e publicitam os seus produtos, e que se tem pautado por um trabalho de rigor e seriedade, respeitando os princípios da igualdade, transparência e democracia, investindo, desta forma, ao serviço da comunidade todo o seu saber, experiência e dedicação, divulgando as atividades e ações das inúmeras instituições de Ovar.
Tem contribuído para uma maior visibilidade dos problemas da co­munidade e, em muitas situações, na resolução de problemas, emoções e sucessos, de forma participativa, promovendo o diálogo, dando voz a todos dentro dos valores da ética, isenção, transparência e igualdade, sendo uma referência na Imprensa regional.

Parabéns ao “João Semana” e de um modo especial a todos os seus colaboradores referidos na sua ficha técnica, com destaque para o seu diretor, Revdmo. Padre Dr. Manuel Pires Bastos, para o diretor-adjunto Dr. Fernando Manuel Oliveira Pinto, e para a Dr.ª Álida Ferreira, secretá­ria da redação, responsável pela composição deste periódico centenário.

TEXTO: Aníbal dos Santos Gomes (colaborador do jornal "João Semana")

Sem comentários: