19/01/17

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

De 18 a 25 de janeiro decorre em todos os países cristãos uma semana de oração e reflexão sobre a urgência de uma maior aproximação entre as Igrejas que têm Jesus Cristo como centro da sua fé.
Neste ano, em que são evocados os 500 anos da reforma protestante iniciada por Martinho Lutero, a oração e os debates girarão à volta de um tema central inspirado na carta de S. Paulo aos coríntios, que nos convida à reconciliação: "É o amor de Cristo que nos impele".
O texto programático da semana, assinado pelo Papa Francisco e por Munib Yunan na catedral luterana de Lund, após uma oração ecuménica, esclarece o sentido da oração neste oitavário pela Unidade dos Cristãos:
"Pedimos a Deus inspiração, ânimo e força para podermos continuar juntos no seu serviço, defendendo a dignidade e os direitos humanos, especialmente dos pobres, trabalhando pela justiça e rejeitando todas as formas de violência."
Tomemos estas intenções como centro da nossa oração nestes dias.

Um grupo de catequistas da Paróquia de Ovar que mensalmente se reúne em oração, dedicou o encontro da noite de 19 de janeiro, na capela do Instituto Jesus Maria José, a refletir e a rezar pela unidade das Igrejas Cristãs, para que se venha a realizar plenamente a vontade de Cristo: "Que haja um só rebanho e um só pastor".
Há que derrubar o muro que nos separa, construído com as pedras dos nossos defeitos, que utilizamos irresponsavelmente contra os outros, a nível individual e a nível institucional.

Construída com os tijolos que ergueram um muro de discórdia,
a cruz surge como convite à unidade dos cristãos

Veja AQUI
o texto da Semana da Oração

Sem comentários: