01/02/17

Paróquia de São João de Ovar celebra Bodas de Ouro

Na ocorrência dos 50 anos pre­cisos sobre a criação da Paróquia de São João de Ovar, o Sr. Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos, presidiu, em 29 de janei­ro, no respetivo Salão Paroquial, à Eucaristia das 10 horas, momento alto das comemorações, acom­panhado pelo pároco local, Vítor Nelson Santos, pelo diácono António Poças, e por vários sacerdotes. Tomaram par­te na celebração os organismos e membros da família paroquial, bem como os presidentes da Câ­mara e da Assembleia Municipal, Salvador Malheiro e Pedro Braga da Cruz, Bruno Oliveira, presi­dente da União de Freguesias de Ovar, e outras entidades.


Neste cinquentenário (1967-2017), a Paróquia de São João de Ovar, para além da bênção do seu Padroeiro São João Baptista, conta também com o patrocínio da Virgem de Fátima, cujo cente­nário ocorre neste ano com a pre­sença do Papa Francisco.


A Celebração dos 50 anos da Paróquia de São João de Ovar, sob a presidência do Sr. Bispo
do Porto, D. António Francisco dos Santos, teve a colaboração do anterior pároco, 
P.e Augusto Carneiro da Silva, de dois sacerdotes naturais desta Paróquia, Artur Teixeira
 e José Gregório Valente, e do diácono António Poças

Colaboradores da Paróquia e entidades locais

Após a Eucaristia comemorati­va dos 50 anos da Paróquia de São João de Ovar, seguiu-se um almoço de confraternização na sede da Associação Cultural e Recreativa Sande, Salgueiral e Cimo de Vila.
Congratulando-se por esta data, a Paróquia de Ovar conti­nuará a colaborar, em espírito de unidade, com a Paróquia em festa.

Como nasceu a Paróquia?

Data de 29 de janeiro de 1967 o decreto em que D. Florentino e Silva, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, houve por bem:
1 - Criar a Paróquia de São João de Ovar e dar-lhe por Padroeiro São João Baptista, também o titular da futura Igreja;
2 - Designar e demarcar, como área da Paróquia agora instituída, todo o território situado a leste do caminho de ferro e até então pertencente a São Cristóvão de Ovar;
3 - Designar como sede provisória da nova Pa­róquia a atual capela de S. João.
Segundo os critérios da Diocese referidos no jornal “João Semana” de 21/01/1967, a criação da nova Paróquia deveu-se ao facto de a população de Ovar ser superior a 15 mil habitantes, de haver grandes distâncias entre lugares, de serem diferentes as condições religiosas, sociológicas e geográficas da parte oriental de Ovar, e por já existir, desde 4 de fevereiro de 1964, uma experiência positiva de comunidade quase paroquial com o pároco próprio, António José da Silva.

A histórica capela de São João de Ovar, atual sede da Paróquia, antes do seu restauro

Texto: Manuel Pires Bastos
Fotos da celebração: Fernando Pinto

Sem comentários: