14/06/18

Jornal “João Semana” – 10 anos na Internet

Há 10 anos – 8 de março de 2008 –, o “João Semana” fez a sua entrada no mundo da Internet com o sítio “Artigos do jornal João Semana”, por iniciativa do jornalista Dr. Fernando Manuel Oliveira Pinto (com colaboração do P.e Dr. Manuel Pires Bastos, Diretor do jornal, e da secretária Dr.ª Álida Ferreira), que assumiu a sua gestão com o objetivo de ir publicando ali alguns dos textos de índole patrimonial e cultural de expressão vareira saídos em anteriores edições do jornal.
Isso tem acontecido ao longo desta década, materializado pela repro­dução de 275 trabalhos, assinados por diversos colaboradores, trabalhos esses que têm merecido a atenção dos nossos leitores e de habituais pesqui­sadores deste novo meio de comunicação social incluindo estudiosos de diversas áreas do saber.
É-nos grato constatar que a contribuição que damos com esta dádiva – totalmente graciosa e com rara qualidade de imagem –, tem sido considerada como um excecional serviço público e, como tal, merecedora de reconhecimento e de ajuda pelos departamentos públicos e pelas instituições particulares a quem também tem servido.
Lembramos, com enorme reconhecimento, quanto nos foi útil, vai para 30 anos, a dádiva que recebemos do Estado português, do nosso primeiro equipamento informático – tão admirável quanto complexo! – que durante anos nos acompanhou, mas que teve de ser substituído, já por nossa conta, com software e programas humildes, mas para nós, com custos relativamen­te elevados, longe da capacidade das máquinas que servem as repartições oficiais ou empresas particulares.
No entanto, orgulhamo-nos da sua modéstia material, que está longe de traduzir o seu dinamismo e a vontade de fazer ainda melhor.

O P.e Manuel Pires Bastos e o jornalista Fernando Pinto, em 1990, na redação
do "João
Semana", periódico vareiro fundado em 1 de janeiro de 1914

Sem pretender concorrer com ninguém, "João Semana" esforça-se por servir, o melhor que pode, a terra de Ovar, a sua Paróquia e toda a comunidade vareira, cujos valores defende e apresenta de forma dinâmica, civilizada e sacrificada.
Recorde-se que este periódico ovarense faz parte das "Publicações Centenárias Portuguesas", candidatas a Património Cultural Imaterial [CLIQUE NO LINK].
Temos 104 anos, que não nos pesam. Resistimos, porque con­tamos com a ajuda dos amigos de sempre e de novos assinantes e colaboradores.


Clique AQUI para consultar a lista
dos textos oferecidos pelo jornal "João Semana"

Sem comentários: