17/11/17

Dia Mundial dos Pobres - 19 de novembro

O Papa Francisco sugeriu a criação do Dia Mundial dos Pobres no penúltimo domingo do ano litúrgico – este ano em 19 de novembro –, como “a mais digna forma de preparação para bem viver a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que se identificou com os mais pequeninos e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia” (MM, 21).
As comunidades são desafiadas a irradiar a caridade e a fazê-lo de modo cada vez mais ativo e criativo, uma vez que as expressões de pobreza são cada vez mais amplas e diversificadas.
A mensagem do Papa para assinalar o 1.º Dia Mundial dos Pobres, assinada no dia de Santo António de Lisboa, inspira-se no desafio a amar os outros “nem com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade” (1 Jo 3, 18).
O nosso objetivo dever ser, por isso, acolher “os pobres na comunidade cristã, como em sua casa”: os mais pequenos os mais pobres, aqueles que deixaram a Igreja e aqueles que não se encontram à vontade em lado nenhum, aí deveriam encontrar um lugar de esperança.

Convívio no Salão Paroquial de Ovar
A Paróquia de Ovar convida as famílias mais desfavorecidas para participarem no próximo domingo, dia 19 de novembro, a partir das 15h30, no Salão Paroquial, num encontro de amigos, onde atuará um grupo musical, e onde lhes será proporcionado, pelas 17 horas, um lanche oferecido por paroquianos de boa vontade.
Ver Plano Diocesano Pastoral na Internet, em www.diocese-porto.pt.

Sem comentários: